top of page

1- Introdução à Hemoterapia

Histórico e princípios de hemoterapia, seleção de doadores, colheita, tipagem, fracionamento e armazenamento de hemoderivados. Introdução à coagulação/coagulopatias hereditárias e adquiridas. Doenças infectocontagiosas transmissíveis por sangue. Reações adversas não infecciosas à transfusão. Utilização racional de hemoderivados. Técnicas alternativas para transfusões.

 

2- Captação, triagem e coleta de sangue

 

Aborda os conhecimentos técnicos e ético-legais que regem as atividades em Hemoterapia, para desenvolver a captação e triagem de candidatos à doação de sangue/componentes. Estuda as técnicas de coleta manuais e automatizadas utilizadas em Hemoterapia, bem como observa e realiza os fundamentos de assistência às intercorrências. Apresenta e discute os conhecimentos técnicos para desenvolver a coleta de amostras, bolsas de sangue e coletas especiais (coleta de cordão umbilical, medula óssea e células-tronco hematopoiéticas). Aborda os principais aspectos da biossegurança em coleta.

 

3- Processamento e Controle de Qualidade de Hemocomponentes

 

Aborda os aspectos físico-químicos do sangue humano; processamento, estoque, transporte e manutenção dos aspectos qualitativos dos hemocomponentes. Estuda, observa e realiza procedimentos do Processamento e Controle de Qualidade em Hemocomponentes, atendendo aos padrões e normatizações internacionais na sua produção para fins terapêuticos.

 

4- Diagnóstico de Doenças Transmissíveis pelo Sangue

 

Estuda as principais doenças causadas por micro-organismos e parasitas transmissíveis pelo sangue, abordando a fisiopatologia, incidência, impacto social e a importância na prática transfusional. Aborda os testes sorológicos e moleculares da rotina laboratorial para triagem e confirmação de doenças transmissíveis pelo sangue. Estuda, observa e realiza procedimentos do laboratório de Sorologia Diagnóstica e do Controle de Qualidade em Sorologia.

 

5- Biossegurança, Gestão da Qualidade e Legislação em Hemoterapia 

 

Mapa de risco biológico, riscos físicos e químicos, desinfetantes e gerenciamento de resíduos biológicos, doenças ocupacionais, garantia de qualidade em biossegurança, regulamentação em biossegurança, controle interno da qualidade, boas práticas no laboratório, controle de qualidade pós-analítica, controle de reagentes. Estuda os princípios, fundamentos e ferramentas de Gestão, como também a Garantia da Qualidade para obtenção de excelência nos processos, procedimentos e produtos em unidades hemoterápicas. Aborda a gestão do ciclo do sangue de acordo com os parâmetros ético-legais e normativos específicos, apresentando as principais certificadoras/acreditadoras na área da Saúde.

 

6- Metodologia do Ensino Superior e Metodologia Científica 

 

Didática do ensino superior, introdução ao processo científico, confecção de monografia, pesquisa bibliográfica, organização e métodos, elaboração de projetos, planos e programas de ensino. Posturas e estratégias pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem.

 

7-  Fundamentos e Técnicas em Imunohematologia Laboratorial

 

Reação antígeno-anticorpo e a hemaglutinação. Técnicas imunohematológicas e aplicações médicas (transfusão sangüínea, doença hemolítica peri-natal e anemia hemolítica auto-imune). Principais reagentes utilizados nos laboratórios de imuno-hematologia. Prova direta, reversa, discrepâncias no sistema ABO e estudo de casos clínicos. Coombs direto e indireto. Imunogénetica e bioquímica dos sistemas ABO, Lewis, Rh, Kell, Duffy, Kidd e outros. Biologia molecular dos grupos sangüíneos e sua aplicação. Pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) e identificação de anticorpos irregulares (IAI), provas de compatibilidade. Importância clínica dos alo anticorpos anti-eritrocitários. Fenotipagem eritrocitária e sua aplicação em pacientes politransfundidos e imunizados. Estudos imuno-hematológicos complexos. Diferentes tipos de técnicas utilizadas em imuno-hematologia.

 

8- Antígenos de Histocompatibilidade (Sistema HLA) 

 

Adquirir conhecimento científico no papel do complexo maior de histocompatibilidade, técnicas necessárias para a realização da tipificação HLA e a detecção de anticorpos anti-HLA, sua importância em transplantes e transfusão sangüínea. O Sistema HLA: bases genéticas e moleculares. Meios de estudo do polimorfismo do Sistema HLA. Papel das moléculas HLA no transplante de órgãos e de medula óssea. Associação HLA e doenças. Associação HLA e transfusão. Apresentação de Kits para tipificação de HLA Classes I e II por sorologia e biologia molecular. Pesquisa e identificação de anticorpos HLA, classes I e II. Interpretação de tipagens HLA. Cross-match pré-transplante.

 

9- Terapia Transfusional

Desenvolve a terapia transfusional, realizando procedimentos pré, intra e pós-transfusionais. Aborda o conhecimento e o manejo de equipamentos específicos para transfusão e recuperação intraoperatória de sangue. Estuda, observa e realiza atendimento às intercorrências, com ênfase na discussão e resolução de casos complexos. Discute as legislações direcionadas aos procedimentos e à assistência ao paciente, com ênfase na segurança transfusional.

 

10- Efeitos adversos da transfusão

Definição de reação transfusional e discussão dos riscos da transfusão. Comparar e contrastar reações transfusionais hemolíticas agudas com rações transfusionais hemolíticas tardias. Descrever os principais tipos de reações transfusionais imediatas e tardias, identificando sinais e sintomas clínicos de cada reação. Descrever os achados laboratoriais associados as reações transfusionais. Identificar os principais anticorpos associados às reações transfusionais iemdiatas e tardias. Identificar procedimentos a serem seguidos junto ao leito do paciente, noc aso de suspeita de reação transfusional. Discutir a importância da história do paciente em relação a medicações, história de transfusões e gestações.

 

Elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC)

 

Elaboração de monografia sobre temas relacionados à Hemoterapia, como estudo de casos clínicos, revisão de técnicas laboratoriais para diagnóstico, elaboração de novos protocolos que visam aperfeiçoar a metodologia por ora empregada.

bottom of page