top of page

E

M

E

N

T

A

S

Metodologia do Ensino Superior e Metodologia Científica: Didática do ensino superior, introdução ao processo científico, confecção de monografia, pesquisa bibliográfica, organização e métodos, elaboração de projetos, planos e programas de ensino. Posturas e estratégias pedagógicas  no processo de ensino e aprendizagem.

 

Biossegurança, Controle de Qualidade e Legislação em Hemoterapia: Mapa de risco biológico, riscos físicos e químicos, desinfetantes e gerenciamento de resíduos biológicos, doenças ocupacionais, garantia de qualidade em biossegurança, regulamentação em biossegurança, controle interno da qualidade, boas práticas no laboratório, controle de qualidade pós-analítica, controle de reagentes, portarias e resoluções aplicadas à transfusão sangüínea, regulamento técnico para os procedimentos hemoterápicos, incluindo a coleta, o processamento, a testagem, o armazenamento, o transporte, o controle de qualidade e o uso humano de sangue, e seus componentes, obtidos do sangue venoso, do cordão umbilical, da placenta e da medula óssea.

 

Princípios Básicos da Imuno-Hematologia: O papel do sistema imune, conceitos básicos da imunidade inata e adaptativa, células e órgãos do sistema imune, estrutura das imunoglobulinas, imunoglobulinas significativas para a imuno-hematologia, características dos antígenos e anticorpos, a reação antígeno-anticorpo, o sistema complemento e tolerância imunológica. O sangue: as células, características morfológicas, grupos sangüíneos. O plasma: as proteínas plasmáticas, funções e patologias, a coagulação. Noções de imunologia aplicada à transfusão sangüínea, produtos sangüíneos aplicados à terapêutica transfusional. Reação antígeno-anticorpo e a hemaglutinação. Técnicas imuno-hematológicas e aplicações médicas (transfusão sangüínea, doença hemolítica peri-natal e anemia hemolítica auto-imune). Principais reagentes utilizados nos laboratórios de imuno-hematologia. Diferentes metodologias aplicadas a imuno-hematologia eritrocitária. Equipamentos em imuno-hematologia.

 

Introdução à Hemoterapia: Histórico e princípios de hemoterapia, seleção de doadores, colheita, tipagem, fracionamento e armazenamento de hemoderivados. Introdução à coagulação/coagulopatias hereditárias e adquiridas. Doenças infecto-contagiosas transmissíveis por sangue. Reações adversas não infecciosas à transfusão. Utilização racional de hemoderivados. Técnicas alternativas para transfusões.

Bases da Imuno-Hematologia Eritrocitária, Sistema ABO e Rh: Como ocorre a aglutinação eritrocitária, o potencial zeta e efeitos de aditivos na aglutinação. Prova direta, reversa, discrepâncias no sistema ABO e estudo de casos clínicos. Diferente técnica empregada para tipagem sanguínea ABO e Rho(D): tubo, microplaca, gel teste e hemácias magnetizadas. Como evitar erros na tipagem sanguínea e o teste da antiglobulina humana: Coombs direto e indireto. Imunogénetica e bioquímica dos sistemas ABO, Lewis, Rh, Kell, Duffy, Kidd e outros. Biologia molecular dos grupos sangüíneos e sua aplicação. Estudos imuno-hematológicos complexos. Diferentes tipos de técnicas utilizadas em imuno-hematologia.

 

Pesquisa e Identificação de Anticorpos Irregulares: Riscos imunológicos inerentes às transfusões sangüíneas a fim de garantir a segurança transfusional. Importância transfusional dos alo e auto-anticorpos.. Técnicas de absorção e eluição de anticorpos, identificação de anticorpos, reação antígeno anticorpo, anticorpos frios e quentes. Teste da Antiglobulina Direta, coombs direto e indireto. Prova Cruzada. Pesquisa e titulação de Anticorpos Irregulares: teste em tubo. Novas metodologias de trabalho.

Testes Pré-Transfusional e Principais Hemocomponentes: É estudado o fracionamento, conservação e utilização dos hemocomponentes. Testes pré-transfusionais: tipagem sanguínea ABO e Rho(D), pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) e identificação de anticorpos irregulares (IAI), provas de compatibilidade. Importância clínica dos alo anticorpos anti-eritrocitários. Fenotipagem eritrocitária e sua aplicação em pacientes politransfundidos e imunizados. Técnicas de PCR e microarranjo (“microarray”). Utilização da biologia molecular como alternativa para resolução de discrepâncias nos testes sorológicos.

 

Investigação da Reação Transfusional e Doença Hemolítica Perinatal (DHPN): Reação transfusional hemolítica aguda devido à incompatibilidade entre os grupos sanguíneos, teste de compatibilidade antes da realização da transfusão. Reações transfusionais não hemolíticas febris, reações alérgicas, choque bacteriano, alterações metabólicas, incompatibilidade relacionada ao sistema Rh, antígenos D , C , E, c e e , Antígeno Du (variante D u). Provas cruzadas, interpretação laboratorial da doença hemolítica do recém nato.

 

Anemia Hemolítica Auto-Imune (AHAI): Reações antígeno-anticorpo no diagnóstico sorológico. AHAI por anticorpo quente, por anticorpo frio, induzida por drogas. Teste de coombs direto, teste de coombs indireto, eluição e fixação de anticorpos, identificação de alo anticorpos(aglutininas irregulares), painel de identificação de anticorpos, fenotipagem eritrocitária, investigação para doença de base pré-existente.

 

Antígeno de Histocompatibilidade (Sistema HLA): Adquirir conhecimento científico no papel do complexo maior de histocompatibilidade, técnicas necessárias para a realização da tipificação HLA e a detecção de anticorpos anti-HLA, sua importância em transplantes e transfusão sangüínea. O Sistema HLA: bases genéticas e moleculares. Meios de estudo do polimorfismo do Sistema HLA. Papel das moléculas HLA no transplante de órgãos e de medula óssea. Associação HLA e doenças. Associação HLA e transfusão. Apresentação de Kits para tipificação de HLA Classes I e II por sorologia e biologia molecular. Pesquisa e identificação de anticorpos HLA, classes I e II. Interpretação de tipagens HLA. Cross-match pré-transplante.

 

Elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC): Elaboração de monografia sobre temas relacionados à Imuno-Hematologia, como estudo de casos clínicos, revisão de técnicas laboratoriais para diagnóstico, elaboração de novos protocolos que visam aperfeiçoar a metodologia por ora empregada

bottom of page